22/08/2017

Alto Site Escolha uma categoria

Últimos "Top 10"

Logotipo Versus Logomarca – Qual a diferença?

A Diferença entre Logotipo e Logomarca

Ainda hoje, muitas pessoas confundem estes termos. Porém, nem todos ainda sabem diferenciar uma palavra da outra ou saber qual realmente é a correta. Para isso, vamos as explicações:

LOGOTIPO – “logos”, em grego, significa conceito e a palavra “typos” significa símbolo. Sendo assim, sua utilização significa, no literal, conceito do símbolo.

LOGOMARCA – “logos”, em grego, significa conceito e “marca”, do grego, também significa conceito. Desta maneira, o termo sugere o significado de “conceito conceito”.

Portanto, a maneira correta de utilização da expressão é logotipo, mas também podem-se utilizar os termos marca e logo, pois também indicam a mesma situação. Mas, para que o logotipo não seja falho somente em sua expressão, deve-se também se atentar ao design como um todo.

Para quem está na área de comunicação, compreender de design é um diferencial. O design pode diferenciar e muito a qualidade de um conteúdo e criar um melhor envolvimento para quem o recebe. Principalmente quando este conteúdo é o próprio logotipo da empresa.

Além de criar uma identidade para empresas, o ramo também pode nortear as estratégias de abordagem em quem elas vão seguir. Desenvolver um manual de marca para uma empresa requer conhecimento sobre alguns aspectos técnicos e visuais. De aspectos técnicos, o profissional precisa se atentar à tipografia utilizada, a área de respiro entre a marca e o conteúdo e aplicações em diferentes materiais (canetas, cartão de visita, uniformes, carros). Com os aspectos visuais, o designer precisa se focar no conceito do logotipo, cuidado com as variações de maneira que a marca não seja mal aplicada (distorcida, fora do padrão) e, principalmente, a cor que esta marca irá receber também pode potencializar a sua identificação. Compreender o significado das cores é fundamental, pois elas poderão ser as principais responsáveis por transmitir sensações e efeitos para o público em geral.

O site Page1 listou as principais orientações para um manual de marca e o significado das cores.

Sobre Sergio Ronei Hentz

Analista de SEO e Desenvolvedor Wordpress, blogueiro nas horas livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*