25/06/2019

Alto Site Escolha uma categoria

Últimos "Top 10"

As 10 melhores cidades para se viver no Paraná

Conheça algumas das principais características e cidades que compõe a região

O Estado do Paraná está localizado na Região Sul do Brasil e possui diversas cidades marcadas pelo urbanismo e também outras com preponderância de áreas rurais. Por ter em sua área geográfica a presença de uma das maiores florestas subtropicais do mundo, a mata de araucária, tem sua história marcada pela correlação com o trabalho da Gralha Azul, ave que ajudou a realizar a composição da flora do Estado por meio do seu processo de plantio de pinhão – fruto característico do Paraná e que geralmente é consumido no inverno.

Breve histórico

De maneira geral, é um estado que garantiu sua autonomia durante o período imperial, em 1853, quando tornou-se uma província independente na busca de bandeirantes por ouro e captura de índios e, no fim do século, conquistou um avanço econômico considerável no período do ciclo da erva-mate, além da exploração de madeira e das lavouras de café, que contribuíram de maneira essencial para o desenvolvimento econômico da região.

melhores cidades para morar no paraná

No início do século XX, grandes companhias de colonização atuaram no Estado, em especial no norte pioneiro, o que permitiu que o Paraná se tornasse um dos mais importantes centros produtores de café do país entre os anos de 50 e 70.

Principais características territoriais

O relevo paranaense é caracterizado por planaltos a leste e a oeste, e depressão no centro do território. Já seu ponto mais elevado é o pico do Paraná, na serra do Mar, que conta com 1.922 metros de altura. A vegetação presente no Paraná é bem diversificada, apresentando mangue no litoral e mata Atlântica em seu entorno, além de uma floresta tropical a oeste e a mata de araucária no centro. O clima do Estado do Paraná é subtropical e seus principais rios são: Iguaçu, Itararé, Ivaí, Paraná, Paranapanema, Piquiri e Tibaji.

Principais características econômicas e culturais

No setor da economia, o Paraná se destaca como o maior produtor nacional de milho e o segundo do setor de cana-de-açúcar. Outros setores econômicos que garantem o desenvolvimento da região são o têxtil, o madeireiro e o alimentício, além da presença de indústrias automobilísticas internacionais.

No aspecto de cultura, é um Estado que foi povoado pela forte imigração europeia, em especial: povos eslavos, portugueses, italianos e espanhóis, bem como sírios libaneses e japoneses. Por essa razão, abriga especialmente nas regiões mais campestres inúmeras colônias de descendentes dos primeiros imigrantes que povoaram a região, que mantém viva suas tradições ancestrais e contribuem com a identidade da cultura paranaense.

Já no campo do turismo, o Paraná possui um dos 7 patrimônios da humanidade: o Parque Nacional de Iguaçu, localizado na fronteira com a Argentina e o Paraguai. Anexo a ele encontra-se, a hidroelétrica de Itaipu, a maior do mundo.

Principais cidades para se viver no Paraná

1) Curitiba

A cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade. A fama não é para menos: é uma cidade que realmente oferece um excelente padrão de vida para os moradores. O fenômeno se reflete também no turismo e torna a cidade um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes.A cidade é atenta ao turismo e desenvolveu ótimos roteiros para quem deseja se aventurar por alguns dias na terra dos pinhões. A começar pela Linha Turismo, especialmente dedicada aos viajantes. A rota é feita por um ônibus panorâmico de dois andares e leva a quase todos os pontos mais importantes da capital paranaense. Dentre os destaques para turismo na cidade, podemos citar o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemayer, o Parque Tanguá, o Parque Tingui, a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Ópera de Arame.

2) Londrina

Distante a 381 km da capital paranaense, Curitiba, a cidade de Londrina é a principal do norte do Estado e é a segunda cidade paranaense mais populosa – sendo também a quarta da Região Sul (depois de Curitiba, Porto Alegre e Joinville). Por ser um importante polo de desenvolvimento estadual e regional, Londrina é uma cidade- eixo que liga o Sul ao Sudeste do país, tendo participação fundamental na área agrícola e também no setor pecuário.Para fomentar o crescimento do setor industrial e comercial que Londrina tem cada vez mais apresentado,é uma cidade que tem se desenvolvido de maneira importante no quesito econômico e educacional, em especial por meio de medidas de infraestrutura voltadas a dar suporte às novas e atuais empresas que possam se fixar na cidade, por meio da implantação do Terminal de Cargas Alfandegárias (Porto Seco) e presença de diversas escolas e universidades. Assim, este tem sido um grande atrativo para o desenvolvimento da cidade para a formação de profissionais e também à a adequação de sua infraestrutura. Londrina possui um aeroporto equiparado a padrões internacionais, o desenvolvimento de uma zona denominada “parque tecnológico” e diversos incentivos para empresários e profissionais que desejem fixar empresas em condomínios industriais e residências na cidade, o que faz com que a busca por imóveis em Londrina esteja cada vez mais em alta, motivo que a torna uma ótima opção de moradia.

3) Maringá

Maringá é um município brasileiro do estado do Paraná, sendo uma cidade média-grande planejada e de urbanização recente. É a terceira maior do estado e a sétima da região sul do Brasil em relação a sua população, destacando-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. É considerada uma das cidades mais arborizadas e limpas do país.o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale. Por seu potencial no setor agropecuário e presença de universidades, é uma cidade que pode ser considerada opção interessante para se morar.

4) Foz do Iguaçu

É a cidade que possui o terceiro destino mais procurado por turistas estrangeiros no país, perdendo apenas para Rio de Janeiro e Salvador – eo primeiro local mais visitado de todaa região sul. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além do Aeroporto Internacional Cataratas, que opera trechos das principais companhias aéreas nacionais e algumas internacionais. A principal fontes de renda de Foz do Iguaçu é o turismo, que alavanca também o comércio e a prestação de serviços na região e, também,a geração de energia elétrica. Como outro destaque turístico da cidade, podemos citar o Parque das Aves, que permite um passeio incrível para conhecer a fauna e a flora paranaense. Para quem gosta de um clima agradável e se interessa por morar numa região de fronteira, Foz do Iguaçu é um excelente motivo para fixar residência, uma vez que oferece a possibilidade de atravessar a Ponte da Amizade para entrar em território argentino e paraguaio para realizar compras, fazer passeios e, até mesmo, frequentar os famosos cassinos dos hermanos, atividade que no Brasil é proibida.

5) São José dos Pinhais

Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais tem economia influenciada pela presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes fábricas de autopeças e montadoras de automóveis, bem como suas fornecedoras. É o terceiro polo automotivo do Brasil, abrigando empresas como Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. A cidade também é sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e a empresa de alimentos Nutrimental. São José dos Pinhais o maior produtor de olerícolas da região e principal fornecedor do CEASA de Curitiba. Com tantas características e proximidade da capital paranaense, é uma excelente cidade para se morar, principalmente em virtude de sua qualidade de vida e presença de setores industriais que facilitam a empregabilidade.

6) Guarapuava

Considerado um polo regional de desenvolvimento com forte influência sobre os municípios vizinhos, a cidade de Guarapuava faz parte de um entroncamento rodoferroviário de importância nacional denominado corredor do Mercosul, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba. Sua localização no alto do Terceiro Planalto Paranaense faz da cidade um dos municípios mais frios do estado, com ocasionais registros de neve. O bioma predominante é a floresta subtropical, com vastas áreas de mata de araucárias. É ainda o maior produtor brasileiro de cevada e possui uma das maiores fábricas de malte do mundo, responsável por vinte por cento da produção de todo o território nacional. Tendo um potencial de expansão e de serviços cada vez melhor estruturados, é uma cidade que desponta como opção para se morar, principalmente para quem deseja trabalhar no setor cervejeiro.

7) Araucária

Conhecida nacionalmente por abrigar a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Petrobrás), abriga um contingente populacional de vários pontos do país e sua economia é predominantemente industrial/urbana, apresentando também influência rural, por meio de atividades geradoras de emprego para a população como olarias, cerâmicas, moinhos, fábricas de palhões, de massa de tomate, de caixas de madeira, de linho, de fósforo, de balas, de bolachas e torrefação de café. Possui o segundo maior parque fabril do estado, apenas atrás da capital. Dentre as indústrias instaladas na cidade é possível destacar: FAFEN-PR, CSN Paraná, Siderúrgica Guaíra (Gerdau), Berneck, Cocelpa, Imcopa, Tri-Sure, Hübner Auto Linea, AAM do Brasil, Filtros Mil, Dyno do Brasil, Adesi, Gonvari do Brasil, Haus Technology, Trane e Novozymes – o que lhe dá o grau de ótima alternativa para se viver e trabalhar.

8) Pinhais

Pinhais se destaca no cenário nacional e estadual, tendo sido relacionada entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios. Hoje, é considerada a 10° maior economia do Paraná, consolidando-se como um importante polo de serviços e comércio da região metropolitana de Curitiba. No cenário regional destaca-se por abrigar o Autódromo Internacional de Curitiba, além do Expotrade, um dos maiores Centros de Convenções e Exposições do país.As casas em Pinhais são muito comentadas, pois a região se tornou famosa por abrigar condomínios horizontais de luxo, dentre os quais destacam-se o complexo Pineville e os loteamentos Alphaville Graciosa e Alphaville Pinheiros, ambos às margens da centenária Estrada da Graciosa, o que é uma excelente alternativa para quem quer morar com sofisticação e em locais de alto padrão.

9) Cascavel

É o quinto município mais populoso do Paraná e tem como trunfo o fato de ter uma topografia privilegiada, contando com um desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos. Possui a décima segunda maior população da Região Sul, sendo um polo estratégico do Mercosul. O principal setor econômico de Cascavel é o agronegócio, seguido por setores industriais e de serviços. Apresenta o 6° maior PIB do Paraná com destaque para o setor atacadista, de saúde e de ensino superior, além dos ramos de metalurgia e confecção, que estão em forte crescimento e fazem da cidade um importante local para se produzir, negociar e residir.

10) Colombo

O município de Colombo está situado na Região Metropolitana de Curitiba e se baseia na indústria extrativa mineral e na agricultura. É reconhecido pela extração de pedra calcária (grandes jazidas existentes) e consequente pólo de fabricação de cal (sendo considerado um dos maiores municípios produtores do Paraná). Também é expoente na indústria de granito e produção de milho, tomate, feijão e uvas, sendo este último quesito do setor agrícola o ramo que mais tem contribuído com a geração de empregos em todo o Estado, item que contribui com a busca de casas para alugar em Colombo e o franco desenvolvimento econômico da cidade que, pouco a pouco, começa a se apresentar como excelente oportunidade de moradia e para se fazer negócios.

Agora que você conheceu as principais cidades paranaenses para se viver com base em qualidade de vida e potencial de empregabilidade, que tal compartilhar este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer um pouco mais das características deste importante Estado da região Sul do Brasil? Participe!

Sobre Sergio Ronei Hentz

Analista de SEO e Desenvolvedor Wordpress, blogueiro nas horas livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*