24/06/2017

Alto Site Escolha uma categoria

Últimos "Top 10"

Top estratégias para se jogar Stratego On-Line (Jogo Combate)

OBS: Só hoje dia 05-09-15 , procurando um tabuleiro de Stratego no Mercado Livre, descobri que o jogo é conhecido aqui no Brasil pelo nome de COMBATE e é até bem popular, porém, nunca havia jogado mas já ví diversas vezes o jogo à venda em algumas lojas.

Eu considero que o Stratego é um jogo que bate de frente com outros grandes jogos de estratégia clássicos, como o Xadrez e Chougi (xadrez japonês).

Para quem não conhece ainda o Stratego, se trata de um jogo que se passa em um tabuleiro de 10×10 quadrados, onde cada jogador começa com 40 peças. Há ainda 8 blocos que são bloqueados na região central do tabuleiro, sobrando inicialmente apenas 12 quadrados livres para as peças percorrerem.

Diferente do Xadrez, todas as peças ficam com a face voltada para o jogador que a controla. Desta forma, um jogador não sabe o posicionamento exato das peças de seu oponente. Também diferente do Xadrez, no Stratego cada jogador pode posicionar suas peças da maneira que desejar, criando uma combinação quase que infinita de possibilidades do posicionamento das peças.

O objetivo de cada jogador é capturar a bandeira do adversário. Se por algum motivo um dos jogadores ainda tiver a bandeira em jogo, mas não tiver mais nenhuma peça que possa se mover, aquele jogador perde o jogo.

Apesar de ser um jogo simples, é muito divertido e desafiador. O Stratego também não é nada popular aqui no Brasil, e eu mesmo nunca conheci ninguém que jogasse ou mesmo tivesse ouvido falar.

Vou explicar neste post algumas estratégias básicas que eu costumo utilizar, e graças a elas já alcancei um índice de 70% de vitórias em mais de 100 jogos.

Stratego – Estratégia 1: Posicionamento da Bandeira

Embora eu veja a grande maioria dos jogadores posicionando a bandeira sempre rodeada de bombas, eu opto sempre por deixar a bandeira solta na última fileira. Isto por que, no final do jogo, é muito comum ver a formação de 4 peças. Três bombas, e no meio a Bandeira.

Desta forma, é muito inteligente fazer esta mesma formação, porém ao invés de deixar a bandeira lá dentro protegida, deixo uma peça de número 4 no lugar da bandeira. Assim, o oponente geralmente vai gastar um de seus últimos mineradores (desarmador de bombas) para destruir a mina e tentar capturar a bandeira, mas quando ele bate na suposta bandeira, ele perde sua peça por bater em uma de nível maior.

Abaixo um exemplo do que estou dizendo:

 

 

Bomba

Band.

Bomba

4

Bomba

 

Esta estratégia dá certo. No final do jogo é ‘batata’ que o usuário vai tentar, de todas as maneiras, chegar com o minerador para atacar as bombas.

Stratego – Estratégia 2: Posicionamento das Bombas

Uma coisa que custei a aprender, e se você pretende ser um jogador de Stratego profissional, também terá que entender ISTO:

A partir do momento que você sabe onde estão todas as bombas do adversário, e a maior peça entre vocês forem iguais ou a sua for superior, você pode atacar todas as outras peças que não são bombas. Por isso, sempre que você encontrar uma bomba do adversário, faça o maior esforço possível para memorizar seu posicionamento. Ter isso em mente com certeza fará toda a diferença na finalização do jogo.

Da mesma forma, se o seu adversário souber onde estão suas bombas, será meio jogo ganho para ele, pois se ele conseguir se aproximar de suas peças e você não tiver uma peça igual ou superior, ele vai ‘capar’ todas elas.

Agora é que vem a grande dica desta segunda estratégia: mantenha suas bombas sempre na primeira ou segunda linha. Evite colocar bombas nas linhas 3 e 4.Desta forma, você elimina grandes chances do seu oponente descobrir o posicionamento de suas bombas logo no início do jogo.É comum, da metade do jogo em diante, os jogadores ‘arriscarem’ um ataque com suas peças de alto valor afim de encontrar peças mais fracas. Desta forma, se ele não souber onde estão suas bombas, ele terá maiores chances de se chocar com uma.

Outra coisa: muitos jogadores costumam colocar duas bombas, uma ao lado da outra, e atrás delas eles colocam peças que vão dar suporte para atacar o minerador assim que ele desarmar a bomba. Sendo assim, sempre que você encontrar duas bombas uma do lado da outra, pode atacar as peças que estão atrás delas com sua maior peça. Até hoje eu NUNCA encontrei um jogador que colocasse duas bombas uma ao lado da outra e mais uma bomba atrás – isto por que, o espaço atrás das bombas é exclusivo para peças destinadas a capturarem o minerador.

Bomba

Bomba

 4

 7

 

A imagem acima ilustra melhor a situação.

Stratego – Dica 3: Esconda suas peças maiores, engane seu adversário e descubra o maior número de peças possível

A ideia no início de uma partida de Stratego é obter o maior número de informações possíveis sobre as peças do seu oponente, sem revelar suas peças de número 6, 7, 8, 9 e 10. Para isso, nada melhor do que sacrificar as peças de número 2 e 4. O fato de você saber onde está o número 10 (Marshal) de seu oponente, significa que você poderá passear com seu 9 atacando todas as outras peças que se moveram.

Também, evite ficar movendo várias peças. Se o seu oponente tiver uma memória boa, certamente quando estiver um empate ele virá com tudo com sua maior peça para atacar todas as peças que se moveram, e geralmente é aí que você começa a perder. Por isso, seja cauteloso: mova apenas as peças de números menores, e faça com cautela.

Também é bem importante deixar suas peças altas sempre camufladas atrás de peças menos importantes. A partir do momento que seu oponente sabe do posicionamento das peças do seu jogo, ele tentará armar alguma cilada para capturar alguma peça valiosa.

Stratego – Dica 4: Como eu posiciono as minhas peças

Eu levei bastante tempo estudando e melhorando o posicionamento das minhas peças no jogo.

Eu encontrei várias estratégias prontas em sites americanos, porém vi que a maioria deles apresentavam algumas vulnerabilidades grandes, outras tinham como objetivo principal avançar pela linha do meio sem oferecer muita proteção nas linhas laterais. Desta forma, acabei aperfeiçoando a minha própria estratégia.

Por jogar o jogo On-Line e rarissimamente jogar contra o mesmo adversário, acabo usando quase sempre esta estratégia, variando apenas uma ou outra peça para aperfeiçoar minhas táticas.

Você pode utilizar esta mesma estratégia e ir aperfeiçoando. Pra mim, tem funcionado muito bem e garante um índice muito positivo de vitórias.

estrategias de posicionamento de peças para jogar stratego online

 

Note que eu deixo duas bombas nas extremidades. Esta é uma boa maneira de confundir o adversário para que ele tente chegar lá com seus mineradores.

Na região central também deixo duas bombas e o 4 no centro, ao lado da bandeira (F). Isto por que, geralmente eu tento controlar o jogo para que ele aconteça na região central e aos poucos vou avançando pelo canto direito. Desta forma, quando o ‘fight’ entre o 10 e o 9 termina, ainda sobra um pouco de suporte no lado esquerdo. O oponente ao ver o amontoado de peças do lado esquerdo, acreditará que a bomba estará no canto, e vai investir toda a sua força para tentar capturar a bandeira no extremo esquerdo, e encontrará ali um minerador.

Minha estratégia nem sempre dá certo. Há jogadores muito mais experientes. Jogando on-line vejo muitos jogadores com mais de 3 mil jogos, e eu estou apenas na casa dos 100… mas mesmo não sendo uma estratégia perfeita, continuo aperfeiçoando e analisando como se comportam os jogadores mais experientes.

Para finalizar, até hoje nunca encontrei um jogador brasileiro de Stratego. A grande maioria dos jogadores on-line são europeus – por ser um jogo comum na região. Então, se você é um de Stratego, deixe seu comentário – quem sabe a gente possa fazer uma partida on-line!

Sobre Sergio Ronei Hentz

Analista de SEO e Desenvolvedor Wordpress, blogueiro nas horas livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*